A História na Mitologia

Os mirmidões ou mirmídones foram um dos lendários povos tessálicos que acompanharam Aquiles à Guerra de Tróia.Rei Éaco teve a população de sua cidade-estado dizimada por uma praga enviada por Hera por causa de ciúmes.A devastação durou 4 anos. Nada frutificava; os solos ficaram inférteis, os poços secaram e as poucas águas que sobravam, era envenenadas pelos venenos de milhões de serpentes. Os homens não toleravam o calor de suas roupas entrando em agonia infinita, pois por mais que bebessem sua sede não cessava; e assim, uma cidade-estado gloriosa e ascendente, via-se em deserto desolador...

De pé, diante do altar, então, Rei Éaco, infeliz, ergueu os olhos para o céu e disse:

“Oh, Zeus se é de fato meu pai e não te envergonhas de tua prole, devolve-me meu povo, ou leva-me também!”

A estas palavras ouviu-se o trovão!

Então, em uma árvore que estava próxima Rei, existia uma multidão de formigas ocupadas com seu trabalho. A árvore agitou-se e fez um ruído farfalhante e atirou ao chão a multidão de formigas que, para a surpresa do rei Éaco, aumentavam de tamanho, ficaram eretas, deixaram de lado as pernas supérfluas e, finalmente, tomaram a forma humana. Após isso, ajoelharam-se perante o monarca e o saudaram como Rei, enchendo novamente a cidade de e aquele velho Monarca de esperanças.

Daí o nome Mimidões, pois myrmex, quer dizer, em grego, formigas. Os Mirmidões são, por isso mesmo, uma raça idêntica as formigas: é uma raça diligente e laboriosa, ávida de ganhar e perseverante na defesa do que ganha.

 

Os MIRMIDÕES te seguirão na guerra, de idade jovem e coração valente!

Curiosidades

Aquiles era um mercenário. Era possível invocar Aquiles e os Mirmidões por certa quantia de dinheiro.  O exército dos Mirmidões era composto por cinquenta barcos de transportes com velas negras. Cada barco carregava cinquenta Mirmidões e unidades de batalha que pesam o dobro no barco, devido as suas armaduras robustas.

Galeria de Fotos: A História